sexta-feira, agosto 11, 2006

Críticas de jornal não levam a nada

E as críticas das pessoas também...
Uns dias atrás li uma crítica sobre o filme Click (aquele que o cara tem um controle remoto que controla tudo, com o Adam Sandler). Tava a fim de ver o filme msm, pq pelo trailler parecia ser divertido (não sou daquelas que acham que tudo na vida tem que ter conteúdo). Mas a crítica era boa, dizia que o que era pra ser uma comédia besta virava algo pra se pensar do meio pro final, que não cumpria só a promessa de divertir. Até falava que era uma surpresa, pq o msm diretor tinha feio filmes ruins antes. Então tá. Aí hj li outra crítica, que dizia justamente o contrário. Que uma premissa boa tinha se perdido no filme, que não foi bem aproveitado e ficou ruim, muito devido a mão do diretor.
Pergunta: eu confio em quem? haha Aliás, parece q estas críticas não foram feitas sobre o filme em si, e sim sobre as expectativas de cada um que escreveu. Um esperava uma merda e o filme era bacana, aí ele falou bem. Outro achou a idéia muito legal e o filme era mais ou menos, aí ele falou mal. E aí? Sei lá. O mesmo se reflete em críticas de livros, cds, o q for. Os caras dizem o que acham e criam pré-conceitos tanto positivos como negativos.
A partir daí, passa a ser bacana gostar de uma coisa ou outra. E vergonhoso gostar de outras coisas. Surge o ridículo não vi e não gostei.
As pessoas deviam aprender a utilizar as outras pessoas como guia, não como verdade. Produtos culturais são coisas que vêm de gosto. Na maioria das vezes, somos pobres mortais pra dizer o que é bom ou ruim. Sabemos dizer o que gostamos ou não, o que nos emocionou, nos empolgou, desperdtou sensações. E mesmo que alguém tecnicamente entendido diga que é ruim, se as emoções foram despertadas em você, qual o problema em gostar?

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a sua colocação, mesmo eu sendo um adepto de criticar coisas, sempre olho desconfiado as criticas de filmes e músicas, pois cada um monta o seu arquivo de gostos de acordo com o que conhece e nós, seres humanos normais, não ficamos prestando tanta atenção em detalhes. Queremos muitas vezes nos divertir, heheh. Sensacional. Grande abraço.

Anônimo disse...

Oi, Mari! Adorei esse seu texto. Tbm acho que esse tipo de crítica é fundamentado na expectativa da pessoa. Inclusive lendo seu texto lembrei de discussoes que tive nas aulas de Teoria literária : "Paulo Coelho é literatura?" ou "O que é literatura?". Minha opinião coincidentemente era/é igual a sua. Se despertou emoçõe, se tocou lá no fundo, qual o problema em gostar? Pq nao é literatura? Pq nao gostam? Nao acho que criticas devam se basear em gostos... bom e ruim são tao relativo... era isso, adorei o seu blog! Achei o endereço por acaso, no mani. hehehe Desculpa invadir, viu!
Bjus