segunda-feira, agosto 14, 2006

a torre de babel da web

Quase todo mundo (q usa bem a internet) já consultou a wikipédia. Geralmente as pessoas consultam em português, talvez em inglês se o conteúdo do verbete que desejam seja fraco em português. Ao acessar www.wikipedia.org, você verá uma bola (o simbolo da wikipedia) com links para enciclopédias em 10 linguas diferentes em sua volta. No entanto, aquelas são apenas as línguas q possuem mais de 100mil verbetes. Curioso é ver quais tantas outras línguas tem na wikipédia, algumas mais por curiosidade ou para não deixar morrer do que por realmente serem úteis como enciclopédia.

Simple English http://simple.wikipedia.org/wiki/Main_Page
Disse acima que muita gente usa a wikipédia em inglês algumas vezes, por conter mais vebetes, verbetes mais completos, enfim, mais conteúdo. Devem ter percebido q muita gente não falante de inglês usa essa veersão. Por que não fazer então uma versão em inglês simplificado, tipo um inglês para quem não fala inglês? A idéia é boa, mas na prática não dá certo, ou ainda não deu. Com cerca de 10.000 artigos, vale mais a pena consultar a versão em português, que tem 170.000. Isso para todas as outras línguas que possuem mais conteúdo. Tvz seja útil pra quem fala alguma língua que tenha menos de 10.000 artigos.

Latim http://la.wikipedia.org/wiki/Pagina_prima
Resolveram fazer enciclopédia de uma língua que nem existe mais. Até que não está mal, tem quase 6mil verbetes. Talvez seja apenas pra estudar latim e temas antigos, originalmente nessa língua. Por que saber latim é útil, ajuda a compreender melhor as línguas que vieram dela. Mas pra uma enciclopédia, é meio estranho. Eu fui procurar tópicos sobre assuntos modernos, que não existiam durante o império romano. Não tem muita coisa. Tem sobre Musica Rockica... O destaque de hoje é sobre a Guerra do Peloponeso, ou Bellum Peloponnesiacum

Esperanto http://eo.wikipedia.org/wiki/
Era pra ser a língua da esperança, universal, comum a todos os povos... Mas não conheço ninguém que fala esperanto. Em compensação, tem mais de 50.000 artigos, melhor do que a de Simple English. obs: me disseram q esperanto usa o mais fácil de cada língua para ser fácil a todos, mas pra mim parece uma mistura de romeno com línguas do leste europeu... Dá pra entender melhor a em latim.

Tem também em Ladino, alemão da Pensilvânia, Tupi Guarani, Quechua... Dialeto que não acaba mais... Versões arcaicas de idiomas modernos... Línguas montadas, como o esperanto (existe mais de uma, nem sabia...)

Nenhum comentário: